Revista de Letras

 

  ON LINE

Universidade Federal do Ceará

 

EDIÇÕES ANTERIORES

 

 
   

Nº 29 (2) - Vol. 1 - jan/jul  2009

Páginas Inciais

O Guarani e a construção do mito do herói

Angela Gutiérrez

 

A trilogia indianista de Alencar - identidade e miscigenação

António Manuel de Andrade Moniz

 

Quadros em movimento, esquadros da memória: memória, imagem e palavra em José de Alencar

Danielle Mendes

 

Clarice Lispector e José de Alencar

Edgar Cézar Nolasco

 

Alencar e Poe: leitores de si mesmos

Eduardo Diatahy B. de Menezes

 

Vestígios da infância de um escritor romântico

Fernanda Coutinho

 

História social do sertão na obra de José de Alencar

Ivone Cordeiro Barbosa

 

Alencar dramaturgo: uma apresentação

João Roberto Faria

 

Nação e invenção

Lucia Helena

 

O homem por trás das cores

Marcelo Peloggio

 

O Saí e a Serpente: diálogos entre José de Alencar e Pinheiro Chagas

Maria Aparecida Ribeiro

 

Alencar e o tamanho da sociedade fluminense

Maria Cecília de Moraes Pinto

 

José de Alencar, um criador de autores e de leitores

Marisa Lajolo

 

Conversas entre história e literatura: o exemplo de Alencar

Mary del Priore

 

Depoimento de uma leitora: José de Alencar e o livro "De cada uma de minhas vidas"

Nádia Battela Gotlib

 

Outra "Nota à Iracema": o corpo escrito de Martim

Odalice de Castro Silva

 

O romance histórico de José de Alencar

Valeria de Marco

 

José de Alencar e a organização do campo intelectual do Segundo Império

Vera Lúcia Albuquerque de Moraes

 

Heterogeneidade e conciliação em Alencar

Wander Melo Miranda

 

Iconografia

Wander Melo Miranda

 

 

VOLTAR