Universidade Federal do Ceará
EDIÇÕES ANTERIORES
Nº 29 (2) - Vol. 1 - jan/jul 2009
Páginas Inciais
O Guarani e a construção do mito do herói
Angela Gutiérrez
A trilogia indianista de Alencar - identidade e miscigenação
António Manuel de Andrade Moniz
Quadros em movimento, esquadros da memória: memória, imagem e palavra em José de Alencar
Danielle Mendes
Clarice Lispector e José de Alencar
Edgar Cézar Nolasco
Alencar e Poe: leitores de si mesmos
Eduardo Diatahy B. de Menezes
Vestígios da infância de um escritor romântico
Fernanda Coutinho
História social do sertão na obra de José de Alencar
Ivone Cordeiro Barbosa
Alencar dramaturgo: uma apresentação
João Roberto Faria
Nação e invenção
Lucia Helena
O homem por trás das cores
Marcelo Peloggio
O Saí e a Serpente: diálogos entre José de Alencar e Pinheiro Chagas
Maria Aparecida Ribeiro
Alencar e o tamanho da sociedade fluminense
Maria Cecília de Moraes Pinto
José de Alencar, um criador de autores e de leitores
Marisa Lajolo
Conversas entre história e literatura: o exemplo de Alencar
Mary del Priore
Depoimento de uma leitora: José de Alencar e o livro "De cada uma de minhas vidas"
Nádia Battela Gotlib
Outra "Nota à Iracema": o corpo escrito de Martim
Odalice de Castro Silva
O romance histórico de José de Alencar
Valeria de Marco
José de Alencar e a organização do campo intelectual do Segundo Império
Vera Lúcia Albuquerque de Moraes
Heterogeneidade e conciliação em Alencar
Wander Melo Miranda
Iconografia
VOLTAR